quinta-feira, 13 de agosto de 2009

About Handling.

Éééé! Vou falar de condução!! :oP

Eu vivo discutindo com o Aurélio sobre isso! hehehe

Ele acha o Sylas um excelente condutor, eu acho q ele simplesmente corre (e desmunheca hauhauahua).

Ele me diz gosta do método Francês de condução e eu digo q detesto.
Ele diz q o método tira tudo o máximo de desempenho do cão e eu digo q isso está errado!!
Pq??
Pq eu tenho duas pernas e meu cachorro tem 4. Se eu corro na frente do meu cachorro
(salvo os atalhos q pegamos qdo o percurso permite), já sei q não estou tirando o máximo dele. (Ainda mais EU, q não corro nada! hehehe)

Vivo dizendo pra ele q conduzir um cão é muito mais do q simplesmente correr e levá-lo da boca de um obstáculo à boca do outro.

Se vc pode fazer isso, ótimo!
Acho válido, mas só se juntar com métodos de condução pra melhorar ainda mais o desempenho do seu cão.

Conduzir é muito, mas muuuuito mais do q isso.
Conduzir é poder confiar no seu cão na pista, independente de barulho, número de pessoas, de cães e até invasões. (hehehe)



Quando o Cosmo invadiu a pista da Xena em Campinas, todo mundo gritou um Aaaaiii e ficou em desespero.
A Dani então, dona do Cosmo, ficou inconsolável! :oP
Menos eu!
Eu fiquei orgulhosíssima!!!!! :oD
Pq a Xena, mesmo com o Cosmo passando na frente dela e na frente do salto q ela iria saltar, continuou o percurso como se nada tivesse acontecido.
Ela desviou do Cosmo,fez o salto, fez exatamente o q eu mandei e ainda ficou desesperada pra continuar me acompanhando, já q eu já estava me dirigindo pro próximo obstáculo.

Alguns vão dizer...aaah isso é obediência, não é condução.
Errado!
Isso é condução, é treino, é fazer o cachorro formar um time com vc e entender
q aquela virada de ombro é pra mudar a boca do tunel.
E foi isso q a Xena fez, olhou pro Cosmo, eu disse salta e corri, ela desviou dele, olhou pra mim, fez o famoso AU-AU (q ela faz a pista toda), e correu mais pra me seguir e continuar com a "brincadeira"!

Pena q eu não tenho esse vídeo...:o(

Conduzir é, mesmo vc tropeçando, seu cachorro subir na gangorra pq vc disse SOBE, e ele sabe o q significa.

Conduzir é vc correr muito menos do q seu cão e mesmo assim conseguir mandá-lo pra uma entrada dificil de slalom (Como já vi a Dra. Mônica fazer com a Paty e a Simone fazer com a Hera).

Conduzir é fazer o q a Susan Garrett faz nesse video:




E pra conseguir isso é só com treinos POSITIVOS, é entendendo como seu cão aprende e entende as coisas,é saber se comunicar com seu cão, é motivar seu cão a sempre gostar mais da "brincadeira" e, principalmente, é brincar e recompensar muuuito o seu cão qdo ele erra em pista.
Pq muito provavelmente, foi vc q indicou, ou melhor "conduziu" errado.E ele, o seu cão, só fez oq ele entendeu q vc mandou ele fazer.

Pra mim, conduzir é muito mais do q correr...

(putz! Até parece papo de preguiçoso! hauahuahuahau)

14 comentários:

  1. Entre Silas Boogk e Susan Garret eu prefiro o primeiro. Gosto mais do estilo dele. Por excesso de gostosura tenho problemas para acompanhar meus cães tão de perto. O Schummy nem adianta ficar muito de perto. A Guíça já precisa mais disso, e o Bola é uma mescla das duas coisas.

    Gosto do Silas pelo arrojo e "agressividade" em pista. Win or Wall como dizem em corrida de carros. A condução da Susan é eficiente também, mas não gosto muito.

    Agora em relação ao treino de ontem, o Aurélio fez uma pista totalmente Susan Garret, por isso falei que foi uma condução norte americana e eu tentei fazer algo mais agressivo. Depois nós juntamos as conduções e vimos que em determinados pontos a minha condução era mais eficiente e em outros a do Aurélio era mais eficaz.

    Quanto ao vídeo muito bom, mas queria ver as pistas inteiras.

    ResponderExcluir
  2. com certeza prefiro o Silas, mas não acredito que o metodo dele seja perfeito, acho q se conseguir fazer algo entre ele e a Susan, ficara perfeito...mas ficar parado esperando o dog correr ..para mim não é esporte..hahahhahaha

    ResponderExcluir
  3. No agility diversão, endosso totalmente o que foi colocado pela Val.
    No agility esporte, exatamente, por ser dupla, sou mais o que o Aurélio comentou.
    No agility competitivo, sou mais o Silas, pois o cão foi treinado para essa condução e com isso o condutor, de fato, extrai tudo o que o cão pode render.
    No meu caso, como no da Val, o agility é mais dedicado aos cães que aos títulos eventualmente conquistados. Assim, com o Lothar, à distância e com a Kuka, agora já sem grande velocidade, de perto. Dessa forma, os dois se divertem mais e eu produzo mais. Isso, porque foram treinados de forma totalmente diferente e eu não faço agility competitivo. O Aurélio faz e precisa correr mesmo, bem como treinar seus cães dessa forma.
    Minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. A-há, não sou só eu que acho o Silas desmunhequeiro e escandaloso! Ele é sim, pode ser bom, mas é escandaloso sim. Há nomes menos famosos que também conduzem bem, como a condutora do Dizzy, pista que botei esses dias. Eficiente e sem escracho. O próprio Jari é mais tranquilo, só grita quando precisa.

    ResponderExcluir
  5. Na minha humilde opnião de noob, adestradora e adepta à filosofia do shaping, fico com a Susan. Não nasci pra induzir ou ficar baby sitting cachorro =P

    ResponderExcluir
  6. Eu acho q tem q ser uma mescla de tudo q melhor se aplicar a você e seu cão. Independente de ser diversão ou competição. Diversão ou não, eu quero meus cães fazendo as coisas certas. Quero eles bem treinados. E pra isso vou pegando tudo oq acho de positivo de um e de outro. Como eu sempre digo: se eu tivesse uma pista no quintal de casa e tempo pra treinar meus cães a qualquer hora, queria ver quem é q me pegava! hehehehe
    E a Susan Garrett é CANADENSE!!! hauhauhauaha

    ResponderExcluir
  7. Val, vc fala isso porque ela falou contigo no telefone!
    hauhauha

    Acho que precisa ser uma mistura dos dois. Pra mim ficar sentado mandando o cachorro saltar não é esporte, se isso for Xadrez também é. huaha Mas acho que se você tem essa OPÇÃO, pode se posicionar melhor na sequência da pista por exemplo.

    É o que você disse, tem que ver o que cabe pra cada condutor e pra cada cão. Embora eu *tente* ensinar algo a distancia pros meus cães você nunca me verá longe deles enquanto estiver correndo. Gosto de estar no ouvido do cachorro mesmo... Quando eu tiver um cão que eu nao consigo acompanhar ai serão outros 500. Mas com minhas turtles vamos lado a lado mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Acho todos corretos. No entanto, parecem esquecer que um cão pode ser preparado para o agility, mas muito já é dele, você não cria ou coloca nele. No condutor, sim, você coloca preparo físico e técnica, já que ele tem condições de se adaptar ao percurso. O cão obviamente não tem e qdo não quer fazer, não há quem faça.
    Assim, dizer que se alguém tem preparo físico, basta ensinar o cão, acho meio absurdo. Sequer basta um bom treino. Necessário um bom cão. Quanto a qualquer cão fazer agility, concordo, mas ser competitivo é outra coisa. Dai porque os criadres deveriam ter uma linhagem específica em conformação física e outros atributos comportamentais específica para o agility. Caso contrário, dependerá um pouco da sorte.

    ResponderExcluir
  9. Como uma behaviorista pura e chata que sou, creio que não existe isso de "qdo não quer fazer, não há quem faça.". Não tem essa coisa de sorte. Desde que o cachorro tenha um boa estrutura física, qualquer coisa é possível. Claro que com um cachorro medroso é sempre mais difícil, mas não creio ser impossível. Meus dois cães de agility são medrosos e isso nunca me fez pensar que tive azar, mto pelo contrário. Cachorro de agility não é sorte! É muito preparo, muito fundamento, muito treino. Pra mim isso importa muito mais do que genética. Temos que ser mais do que condutores e sim adestradores, e lembrar que o que acontece com seu cachorro nas outras 23hrs do dia, fora do treino de agility, também influencia ele na pista.

    ResponderExcluir
  10. Sobre as tecnicas de conducao, sou da mesma opniao da Val quando diz que devemos aprovaeitar o que cada um tem de melhor.
    Nao acho que A seja melhor que B, apenas sao estilos diferentes de conducao. O A e' agressivo, o B controlado, qual dos dois e' melhor? Depende. Talvez o tracado de uma pista favoreca o mais lento e controlado. Estamos cancados de ver duplas lentas subindo ao podio, portanto, nesse caso mais eficientes.
    Procuro observar os condutores e vendo algo que ache bom, tento aplicar em meus treinamentos.
    No agility, assim como em qualquer outro esporte, existem perfis e tecnicas diferentes entre os atletas.
    Qual e' o melhor? Depende!

    ResponderExcluir
  11. com relação a qq coisa ser possivel bastando treinar..sinto muito isso não é verdade, condicionamento fisico pode ser melhorado, velocidade pode ser melhorada...motivação pode melhorar..mas um dog corre mais q o outro por genetica....um atleta de 100 m nunca venceria uma maratona, geneticamente sao atletas diferentes, cães , cavalos , qq animal é assim...a estrutura conta muito, osso , etc...nossa é muita coisa, não me falem q qualquer dog pode vencer pq não é assim !!!!
    Qualquer dog pode aprender, qualquer um pode melhorar , mas todos possuem limites e cada um tem o seu, aquele que possui um limite maior normalmente é melhor...

    ResponderExcluir
  12. mas a conversa era sobre treino e condutor....hahahhahahah

    ResponderExcluir
  13. Gente, estou lisonjeada com tantos coments nesse post. E todos de extrema riqueza q fiquei comovida.
    Eu acredito q é esse o caminho! Cada um descobrir oq cabe melhor com cada um de seus cães.
    Eu acho q entra um pouco de tudo.
    Eu dei muita sorte com a Xena, q apesar de ter começado vamos dizer "não da melhor maneira", ainda assim é uma cachorrinha incrível. A Sheetara era medrosa e agora se entedia de ficar o dia todo esperando pra entrar em pista. A Lilo era dispersa, fugia e fazia xixi na pista, a Lunna corre muito grudada e o Vader, por ser grandão abre muito mas não além do normal pro tamanho dele. Como podem ver, cada um dos meus "filhos" me obrigou a cada vez estudar e conhecer mais sobre comportamento, adestramento e agility e hoje, eu tenho orgulho de dizer q nenhum deles é lento ou medroso ou qualquer outra coisa do tipo. Eles entram em pista e se divertem, assim como eu com eles. E tudo isso foi garimpando uma coisa aqui, outra ali, mas principalmente compartilhando sugestões e opiniões com vcs, meus amigos queridos!
    Muito obrigada!! :o)

    ResponderExcluir
  14. "Gosto do Silas pelo arrojo e "agressividade" em pista. Win or Wall como dizem em corrida de carros. A condução da Susan é eficiente também, mas não gosto muito."

    Olha, não entendo muito de agility, mas o conceito Win or Wall é utilizado e Nascar, um tipo de corrida que começa com mais de 50 carros e termina com poucos mais que 10, e só é utilizado por ser necessário, veja que na categoria considerada máxima do automobilismo, a Formula 1, ela é quase banida, bater o carro não é praticamente nunca uma boa idéia quando se pode usar uma técnica aprimorada.

    Se você está comparando, é melhor verificar isso melhor.

    ResponderExcluir