terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PREVENINDO E TRATANDO A EXAUSTÃO POR CALOR - por Tim Shuff

Com a chegada do final de semana e das provas do Paulista, decidi traduzir esse artigo publicado na revista
DOGS IN CANADÁ, pra dar uma refrescada na nossa memória sobre o que fazer pra aliviar os nossos
"amigos peludos" do calorão que tem feito ultimamente.
Espero q gostem.

PREVENINDO E TRATANDO A EXAUSTÃO POR CALOR - por Tim Shuff

(Nikki & Vader)
Poucos são os amantes de cães conscientes dos perigos do calor como Paul Reid. O proprietário da Chocpaw Expedições vive com 364 cães de trenó em South River, Ontário. Mais de 35 anos de corridas de turismo e com cães que foram criados para funcionar em neve pesada e climas árticos, Reid viu um monte animais chegarem ao limite. Ele está sempre atento aos sinais de lesão de calor que poderia arruinar a dia de um cão na pista, o fim a sua carreira de corridas - ou mesmo sua vida.

Ao contrário dos seres humanos, os cães não podem suar muito para se refrescar. Eles podem dissipar o calor através de apenas alguns lugares, principalmente a sua língua e as vias aéreas. Então, eles estão sempre em perigo de superaquecimento, especialmente quando a evaporação fora da língua é retardada pelo clima úmido. "Depois que um cão super-aquece, você arruinou esse cão como cão de trenó", diz Reid. Além do mais, a insolação é uma experiência terrível para qualquer animal. "Eles estão prestes a desmaiar. Eles nunca mais vão fazer um esforço total, porque eles nunca esquecem. "



(Brenda & Nesto  by Fê Lesnau)

É por isso que os cães de Reid, que podem correr 2.000 milhas numa temporada, não correm no verão. Chega junho, diz ele, "Nós os deitamos e todos recebem um bronzeado". A veterinária Karol Matthews, concorda que não interessa se você é um “musher” (pessoa q dirige um trenó com uma equipe de cães) do deserto ou um proprietário de animal de estimação da cidade, é vital prevenir que seu cão atinja a fase de insolação.

                                                                  (Xena, Lunna & Vader)
Um especialista em atendimento de emergência do Ontario Veterinary College, em Guelph, Ontário, Matthews, trata cães superaquecidos todos os verões, especialmente durante o início da temporada de ondas de calor quando os cães não estão climatizadas. Matthews diz que a insolação pode permanentemente lesar o sistema de termorregulação de um cão, deixando-os mais predispostos a problemas de calor - mais uma  razão para reconhecer o super-aquecimento e pará-lo antes que progrida para insolação. Matthews compartilhou as seguintes dicas sobre como
reconhecer, prevenir e tratar lesões de calor:



PREVENÇÃO


CONHEÇA SEU CÃO: Cães reagem ao calor de diferentes maneiras. Cães de raças Braquicefálico (de nariz chato como Bullmastiffs, boxers e Bulldogs), idosos, obesos e gestantes são os mais propensos a insolação em clima quente. Cães jovens,cães ativos, especialmente raças grandes e aquelas com a pelagem grossa, são particularmente susceptíveis à hipertermia de esforço – o velho e bom superaquecimento por exercício - como os cães de trenó Reid.
Alguns cães são propensos a hipertermia maligna, uma doença que faz com que sua temperatura corporal dispare como um foguete com o exercício. Verifique com seu veterinário, sobre quaisquer dessas condições de saúde. Sempre preste atenção ao seu cão e seu humor, porque mesmo cães saudáveis podem ter dias ruins.
                                                              (Cosmo - by Dani Kowalski)


HIDRATE : Ofereça água aos primeiros sinais de aumento de respiração ofegante, e evite exercícios, se o seu cão não está bebendo água o bastante.
                                                           (Filhote - by Fabio-Recife)

INCENTIVE SEU CÃO A BEBER ÁGUA EM ANTECIPAÇÃO DE UMA LONGA CAMINHADA: Reid treina seus cães de trenó para beber um litro ou mais de água, antes de tocarem no trilho. Se, por algum motivo, um cão não está bebendo, ele toma isso como um sinal e dá ao cão o dia de folga.

(Darth Vader)

Cães pet provavelmente não vão fazer isso, mas Reid sugere que os seduzam a beber “batizando” a água com um caldo de carne.
Cães sedentos bebem de poças de água suja e podem pegar doenças transmitidas por guaxinins e gambás, por isso sempre leve água limpa para si e para seu cão.

CRONOMETRE SUAS CAMINHADAS. Reid não corre com seus cães de trenó se a temperatura estiver acima de 10 ° C (50 ° F). Você pode não precisar ser tão cauteloso assim, mas agora sabe que a alta temperatura e alta umidade em particular, são bandeiras vermelhas. Em dias quentes, exercite seu cão apenas antes do amanhecer ou depois do pôr do sol.


OBSERVE O QUE VOCÊ VESTE. Os cães não podem se livrar de camadas de pêlo. Se você estiver se se despindo e suando com uma camiseta, lembre-se que o seu amigo no casaco de peludo, provavelmente precisa de um respirador.
(Dominique)

Descanse logo. Pare o mais rapidamente aos primeiros sinais de superaquecimento – se ele estiver ofegante ou diminuído o ritmo - e aguarde até que seu cão esfrie.


PROCURE SOMBRA. Cães instintivamente, procuram sombra quando está quente. O sol sozinho pode ser suficiente para aquecer um cão, especialmente uma com uma camada de pelos grossa, escura ou qualquer das condições de saúde mencionadas acima. Descansar e caminhar na sombra, tanto quanto possível, e nunca amarrar um cão ao sol ou deixá-lo em um jardim sem sombra.

                                              (Huskies by Fabio - Recife)

MOLHE. Corredores de cães de trenó esfregam ou enterram os cães superaquecido com neve. No verão, você pode fazer o equivalente a molhar o pelo do seu cão. Leve-os para um mergulho, pulverize-os com uma mangueira de jardim, ou use um colete de esfriamento.


                                                          (Ty  by Fê Lesnau)


CUIDADO COM O CARRO. Nunca deixe seu cão em um carro ao sol. Mesmo em clima frio, a temperatura dentro do carro pode subir acima de 48 ° C (120 ° F) em 20 minutos.
(Gangue ;o) )

Não coloque o seu cão direto no carro após o exercício. Refresque, tanto o carro, quanto o seu cachorro em primeiro lugar. Molhe seu pet e então ligue o ar condicionado ou abra as janelas o suficiente para manter a temperatura moderada do carro enquanto você dirige.



Tim Shuff, vive em Toronto e é um escritor e editor de revistas de Aventura Kayak e Kayak Angler . (Matéria originalmente publicada na edição agosto 2009 da revista DOGS IN CANADA).


P.S. : Obrigada à Dani, Fê e Fabio pelas fotos lindas!! :oD




14 comentários:

  1. Por esses dias minhas cachorras estao de dar pena, tamanha a cara de cancada que elas ficam com esse calor que estamos enfrentando.

    Um detalhe curioso e' que sempre achei engracado minhas cachorras mergulharem as patas nos potes e encharcarem o peito com agua como se estivessem cavando. Ontem no programa do Encantador, Cesar disse que o peito dos cachorros funciona como uma especie de radiador, ou seja, e' o primeiro lugar que devemos resfriar para baixar a temperatura de um cao. Devemos molhar principalmente o peito ao inves de jogar agua sobre o dorso.

    Os amigos veterinarios podem confirmar essa informacao?

    ResponderExcluir
  2. Val! Adorei a matéria e veio de encontro a um e-mail que eu recebi falando da morte de um cão por insolação. Super alerta! Parabéns
    http://confrariadosgalgos.blogspot.com/2010/02/arthur-paixao-de-uma-familia.html

    ResponderExcluir
  3. Aaaaahn se todo mundo tivesse essa consciência!

    Peito x Dorso: no peito, a pelagem é menos densa e a pele é mais fina, ou seja, fica mais fácil de trocar temperatura do interior do corpo com o ambiente por ali do que no dorso! No dorso às vezes a gente joga água e ela nem chega até a pele, principalmente em dogs de pelagem dupla como o BC e o PS!

    A boa mesmo, se der, é mergulhar, que aí molha tudo com certeza!

    ;)

    Boa, Val!

    ResponderExcluir
  4. Oi gente, muito obrigada!
    Vou traduzir mais uns outros q achei interessantes sobre assuntos diversos, mas
    sempre relacionados a cães.
    Aos poucos vou postando.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Poxa Vi, q triste! Eu conheci o Artur, treinei com ele! Era um fofo!! Muito triste mesmo...:o(

    ResponderExcluir
  6. Oi Valll amei a matéria, há dois anos atrás fizemos uma ocorrência de uma mulher q deixou seu cão no carro, debaixo de sol quente e foi dar um volta no shopping (sem comentários)...em bem menos que 15 minutos com apenas umas frestinha do vidro aberto, o cão morreu...populares quebraram o vidro do carro, mas seu corpinho já estava hiper aquecido, não resistindo...
    Vamos tomar cuidado mesmo com o calor...

    Bjs

    DRIKA, MELL E FOX (EQUIPE CTA)

    ResponderExcluir
  7. Val, aqui é a Vanessa, do Rio. Eu pratico agility com a Cocota .Algumas dicas de quem treina e pratica o agility nesse calor intenso quase sempre.

    Aqui no Rio a gente tem por hábito volta e meia molhar os cães: patas, barriga, peito, cabeça. Os Borders adora quando tem uma bacia com água. Eles brincam ali mesmo. Eu molho a minha SRD toda, para refrescá-la. Na última etapa, o Papillon da Antonella ENTROU no isopor com gelo.

    Se o cão não quer beber água, eu molho a minha mão e essfrego nas gengivas dele.

    Sempre depois de fazer a pista... ÁGUA. Pra ela (bainho e gengiva) e pra mim (uma garrafinha de 500 ml toda!).

    Eu bebo água o tempo inteiro e passo filtro solar. Algumas pessoas usam boné e só tiram na hora da prova.

    Ficam as dicas! =) Espero que ajudem no calorão!!

    Beijinssss!!

    ResponderExcluir
  8. Oi. Eu tb sou do Rio como a Vanessa e estamos sofrendo muito com o calor desse ano!!!!
    Uma idéia a ser estudada não seria alterar o horário das competições (somente no verão) para incio no meio da tarde e término à noite, que são os períodos mais frescos do dia?
    Excelente artigo, ótimas dicas; nessa última Etapa passei todo o tempo molhando meu cão com um borrifador de plantas com cubinhos de gelo dentro.
    Giannina & Napoleão

    ResponderExcluir
  9. Ai gente! Qta honra! Drika e As Meninas do Rio comentando no meu blog! :oD
    Muito obrigada!
    Obrigadíssima por mais essas dicas e eu já estou com meu kit dog-verão-2010 na mochila.
    No Brasileiro eu achei q fosse morrer com aquele calorão e nenhuma brisa.
    Adorei vcs 03 por aqui. Voltem sempre! :oD
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. A Dodô sofre com esse calor, bem, o neguito e a Sushi tb, mas é ela que mais sofre por conta da pelagem, tanto que a gente não leva mais, nem a Dô e nem o Hórus pras competições, eles fritam.

    ResponderExcluir
  11. Val, adorei a matéria, muito obrigada!
    Quanto a beber muita água depois do exercício, peço aos veterinários que se manifestem.

    Sempre soube que se o cão estiver muito ansioso, pilhado, tiver feito muita atividade, e beber muita água, há um risco de ter uma torção gástrica (principalmente em cães grandes), por isso sempre liberei água aos poucos depois do exercício.
    Isso procede?

    ResponderExcluir
  12. Val, muito importante esse assunto. Confesso que depois que a Radha superaqueceu duas vezes, fiquei com medo de treiná-la até para pegar frisbee. Ela naturalmente é calorenta, e parece que o sistema de resfriamento não é muito eficaz.
    Você sabe onde posso comprar um colete de resfriamento? Tenho estado meio neurótica com isso, estou bolando uma maneira até de levar gelo para o parque!

    ResponderExcluir
  13. qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

    ResponderExcluir