domingo, 22 de janeiro de 2012

Torce, retorce, procuro mas não vejo...

Não sei se era pulga ou se era um percevejo!
Essa musica é bem divertida! hehehe

O que não é divertido é ver seus cães desesperados se coçando, seja por causa de pulgas ou dos carrapatos.
Eu tive uma rápida infestação aqui em casa há uns meses atrás.
Rápida, mas nem por isso menos desagradável, porque afinal, são 5 cães.(por enquanto...hehehe)


Duas das minhas fofas tem aquela porcaria de DAP (dermatite alérgica a picadas). Basta uma picadinha e a Sheetara e a Lunna ficam com o corpo todinho empipocado, se coçando desesperadamente. Aí é um tal de corticóide pra cá, antibiótico pra lá...e fora que nada alivia as coceiras, até os remédios começarem a fazer efeito.

Bom, nem preciso dizer que gastei uma fortuna comprando os famosos "anti-pulgas".
Comprei fiprolex de pipeta, frontline de pipeta, frontline spray, passei amitraz em tudo q é superficie de casa, até no portão de madeira da garagem.Comprei coleiras anti-pulgas e nada.
Acharam que foi muita coisa? Então agora multipliquem isso por 5.
Caro né?

Em desespero, andei xeretando uns sites americanos e descobri uns sprays que prometiam pelo menos aliviar a coceira.
Aí, a Dani do Cosmo estava indo passar férias muito mais do que divertidas na Disney. Então pedi pra ela me trazer qualquer um que não tivesse corticóide na fórmula.
Ela me trouxe esse da foto:

Ele ajuda bastante. O dificil é não deixar os cães lamberem ele qdo vc aplica.hehehe
Mas o caso é:  ajuda, mas não resolve, né?
Eu já estava ficando desesperada, e depois de tanto dinheiro gasto com frontline, coleiras anti pulgas e etc, resolvi ligar pro atendimento ao cliente, tanto do frontline quanto das coleiras, pra saber pq nada funcionava.
Qual não foi a minha surpresa quando as atendentes foram unanimes em me dizer que NEM o frontline e NEM as coleiras anti-pulgas, são repelentes!!!
Ou seja,  Eles chamam de anti-pulgas, mas não são ANTI-PULGAS!!!! Como vcs chamam isso?
Eu chamo de propaganda enganosa!
Você vai e gasta uma grana comprando frontline ou similar, passa no seu cachorro, vai pra um sítio achando que ele está protegido. Deixa o bicho, correr, nadar, rolar na grama, correr no meio do mato, do pasto e etc. e na verdade ele não está protegido coisa nenhuma!!!
Pq se um carrapato doente picar seu cão, ele morre (o carrapato), pq é isso q o frontline e similares fazem, mas aí Inês já é morta. Seu cão vai ficar doente IGUAL!!!
Péssimo, não??
Bom, depois de toda essa resmungação, vou dizer o que foi que resolveu o problema aqui em casa.
A Dani do Cosmo, (sim, ela de novo!hehehe), de saco cheio das minhas lamentações via msn, achou uma receita de frontline caseiro.
Eu comecei a fuçar a pesquisar mais, pra saber se não era toxico ou se não fazia mal para os cães e achei  uma outra receita, bem parecida.
Conclusão, usei uma nos cães e outra no ambiente e pronto! Tudo resolvido! Nem acreditei!
Ah e passei aquele spray MY PET nos sofás, caminhas, colchões e todos os tecidos que os cães tem contato.
Bom pra quem quiser expetimentar, aí vão as receitas:

Essa primeira, passei no ambiente, porque em Aromaterapia eles mandam a gente ter muito cuidado com o cravo pq ele reage ao sol. Então decidi usar ele no ambiente.


Ingredientes: 1 litro de álcool - compre álcool de cereais - é melhor do que o de supermercado (eu usei o de supermercado mesmo e não tive problema nenhum)
3 pedras de cânfora (daquelas quadradinhas q vendem na farmacia)
1 pacotinho de cravo da índia 
1 copo de vinagre branco. 
Obs: Não leva água. 
Modo de fazer: Misture tudo e deixe em infusão até dissolver a cânfora. Misture todos os ingredientes, coloque num borrifador de plantinhas. Use bastante nos pêlos dos peludos (cães e gatos), na casa depois de varrer, nas casinhas deles... até em você pois o efeito repelente serve contra mosquitos em humanos também. Carrapatos aparecem ás vezes, pois o vento traz, mas morrem na hora! 


Essa eu usei nos cães:


(No site diz que pode ser aplicado em filhotes, mas eu não testei.)

2 Copos médios de álcool comum; se puder comprar álcool de cereais é melhor. (Usei o alcool comum)
1 Copo de água filtrada - de preferência um copo de chá de alecrim (bem forte); (Usei o chá de alecrim)
3 Pedrinhas de cânfora (vc encontra em qq farmácia; existem dois formatos: um quadradinho tipo pastilha - este vc coloca 3 pedras; e tb vc pode encontrar pedrinhas menores tipo comprimidos - estes vc coloca uns 5).

Coloque o alcool no difusor, em seguida acrescente a canfora e espere ela derreter. A canfora só derrete no alcool, se vc colocar agua ou chá de alecrim, ela não derrete e vai entupir o borrifador.
 Só depois de derretida é q vc acrescenta o chá de alecrim. Aplique diretamente no animal com cuidado com os olhos e boca. Você verá as pulgas saírem do pêlo na mesma hora. Aplique no ambiente todos os dias até notar que não há mais pulgas. ( eu não apliquei todos os dias. apliquei uma vez por semana)


O ALECRIM AJUDA NO CONTROLE DE CARRAPATOS. APLIQUE NO ANIMAL E NO AMBIENTE. TENHA CUIDADO - NÃO APLIQUE NOS OLHOS DO ANIMAL.

Bom gente é isso. Boa sorte na luta contra esses parasitas!

bjoka

7 comentários:

  1. Nossa Val, obrigada pelas dicas!

    Eu normalmente não tenho problemas com pulgas e carrapatos, mas o controle que faço é super descuidado!

    O Pypo tem alergia a coleiras de qualquer tipo, seja de pano ou de carrapatos, então acabo não usando nada (já que as pipetas são muito pouco eficazes nesse combate!!).

    Essa receita de chá de alecrim pode ser usada como prevenção ou só quando já houver infestação?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, como prevenção tb, já q ela é repelente. Apliquei nos meus, em plena infestação e 1 vez foi o bastante. Apliquei a segunda vez, hj, quase 1 mes depois e não pq achei alguma pulga. Pra prevenir mesmo. Então, boa sorte! ;o)

    ResponderExcluir
  3. Val, vamos testar aqui! Já coloquei na lista pra comprar amanhã e depois venho dar o "depoimento". Valeu pela dica que além de prática é supernatural!!!

    ResponderExcluir
  4. Pelo que eu li, um carrapato contaminado demora mais ou menos umas 8 horas para passar a doença, então se o frontline matar antes disso provavelmente está tudo OK. De qualquer modo, eu evito usar frontline pois é tóxico e existem suspeitas que pode causar câncer.

    Eu uso esse produto dos EUA:

    http://www.springtimeinc.com/product/bug-off-garlic-dogs/dogs

    Não funciona 100%, mas pelo menos é natural e repele insetos em geral.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivian, me diz mesmo se deu certo aí! Eu usei os 2, um nos cães e o outro no ambiente. E não se preocupe q o cheiro some logo. ;o)

    ResponderExcluir
  6. Anonimo, não sei se leva tudo isso não, e se o cão já estiver com a imunidade baixa por qualquer motivo, acho q esse prazo de 8h já era.
    Sim, todos esses produtos são hiper toxicos para os animais.
    O produto que vc usa, parece legal, mas tb só dura 24hs. Mas tem muitos outros benefícios associados. :oD
    Legal a dica! ;o)
    MAs a próxima vez, assina seu comentario,tá?
    A gente gosta de conhecer quem se preocupa com os peludos tb! ;o)

    ResponderExcluir
  7. Val, tiro e queda, antes de mudar do apê tbm tive problemas com pulgas, só resolveu quando eu comprei um aspirador, apirava a casa e jogava o saquinho fora. Tentei que nem vc, todos os repelentes e anti pulgas, e nada, só o aspirador salvou =P

    ResponderExcluir