quarta-feira, 23 de junho de 2010

E afinal de contas oq é o agility?

Passeando pelos blogs, parei no blog do HUGO, de portugal
http://just-agility.blogspot.com e vi esse vídeo.

Entre discussões sobre regulamento, seletivas, mundial e etc., esse vídeo
me fez pensar no q realmente é o agility, pelo menos pra mim.

Pra mim é um esporte democrático, q me tirou do sedentarismo depois de anos
sem fazer nada.
É um esporte q posso praticar com meus melhores amigos, os de 4 patas.
É um esporte onde fiz e faço novos amigos, os de 2 pernas, todos os dias.
É um esporte q me levou a conhecer países "hermanos" com uma das minhas melhores amigas de 4 patas.
É um esporte q eu amo, pq meus amigos, os de 4 patas, amam.

É um esporte q, quem pratica como eu, as vezes age como se estivesse numa seita (hehehe) e tenta converter todo mundo a ela. Mas é pq só quem pratica sabe como é gostoso e como é legal e q depois q vc começa, nunca mais vai querer parar!!

Assisti esse vídeo e vi o quanto os cães, nossos cães, se esforçam pra tentar entender e executar o que q gente quer deles.

Juro q me emocionei, até chorei, pq é esse agility q eu quero.

Eu tenho várias idéias/sugestões de como melhorar nosso agility, de ter esse agility FUN de volta e como recompensar nossos amigos, aqueles de 4 patas, por todo o esforço em nos agradar. Mas eu gostaria saber de vcs quais idéias ou sugestões vcs têm pra melhorar nosso agility.



E aí? Alguém se habilita a começar com as idéias?

;o)

14 comentários:

  1. Que bacana Val, concordo com vc!
    Sinceramente, a minha opnião singela seria de uma mudança de atitude, adotar atitudes mais positivos não só com os cães mas com toda a comunidade agilistica, sejam "concorrentes", alunos, secretaria, espectadores, etc...

    ResponderExcluir
  2. O video vem confirmar o que eu sempre pretendi dos competidores de ponta: "Há que se assumir riscos para um bom desempenho". Quanto a sugestões, de momento, uma só: Que o Mundial seja consequência e não finalidade exclusiva do nosso agility competitivo. "Poder-se-ia, adotando as mesmas oportunidades para que competidores integrem a equipe brasileira, que aqueles que ganhassem determinadas competições teriam um subsídio consistente em equipamento para a viagem, ou seja, uniforme e organização dessa viagem, com despesas por eles mesmo suportadas. Teríamos, com certeza, mais competidores com espírito de competição ou não. Isso, porque o Mundial sempre estará presente no agility brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post Val, é exatamente como me sinto. Aqui nós temos um agility fun. Varias raças treinam aqui: terrier brasileiro, golden, poodle, whippet, chiuhuahua... Todo mundo se diverte.
    Queremos competir e sermos campeões mundiais? Simmmm! Isso vai acontecer? Sei lá, mas a gente tenta e se diverte, visto que não ganharemos um centavo a mais ou a menos se formos campeões mundiais ou não, oq importa é sempre continuar divertido, nunca virar estresse, para que a gente nunca largue esse esporte tão legal!
    Se tem um povo que se estressa, bate nos cães, briga com meio mundo, problema deles! Esse não é o meu agility!

    ResponderExcluir
  4. Guarde suas lágrimas Val para o meu vídeo de final de temporada. Se ficar pronto será de chorar no cantinho.

    ResponderExcluir
  5. Val, parabéns! Hoje, já deixei um desabafo no meu blog, coisas que já estavam me sufocando e falei...
    Vc é uma das amigas (de 2 patas) que fiz nesse mundo, e por conhecer pessoas como vc pra mim já valeu!
    Domingo, no mesmo dia das seletivas, vai acontecer aqui na escola nosso Open, teremos Borders, Schnauzers, Goldens, Yorks, West Highland, Maltês e até Afeghan Hounds fazendo agility e SE DIVERTINDO!!!
    Agility is fun! E como disse o Seu Kuka acima, que o Mundial não seja a meta principal...
    Grande Beijo!
    quem tiver disponibilidade para acessar meu blog:
    www.caopeticao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ola Val

    Eu adoro o Agility ...e tal como tu, adoro porque os meus cães adoram e ficam completamente "alucinados" quando chegam perto de provas/treinos

    Isso faz me vontade de continuar a crescer como agiliteiro e tornar o agility muito mais divertido.

    Obviamente que todos temos metas ... essa meta é que tem de ser diferente e cada um tem de estabelecer até onde quer ir para atingir essas metas

    Eu tenho um lema .... " A partir do momento que eu sentir que ja não me estou a divertir ....vou me embora "

    É um lema de vida ..e especialmente de Agility.

    Felizmente tenho uma pessoa do meu lado que me alerta quando eu estou perto de atingir o meu limite e normalmente isso acontece quando a competição ultrapassa o fundamental do Agility ...que é a diversão

    Algo que eu não suporto é quando vejo pessoas a "insultar" o cão quando ele faz alguma coisa errada em prova ..... ou quando chegam ao final de uma prova e nem sequer brincam com o cão ... para mim isso não é agility

    Enquanto as pessoas não perceberem que Agility = CÂO + pessoa e que só uma união muito forte podem ser "alguem" !!!

    Bjs Val

    Hugo

    ResponderExcluir
  7. Nooossa...video incrível Val! :D Como faz isso?! *_* Muito hightec!

    E como o Hugo disse, ver o cão alucinado pela pista, não tem preço, e vale por todos os problemas...!! :)

    ResponderExcluir
  8. Val,

    Belo vídeo, emocionante mesmo.

    Quanta as sugestões que você fala na sua mensagem, o que é o Agility para os cães? E para nós?
    Para eles é pura diversão e ponto final; Para nós é competição, muitos vão falar (escrever) que estou errado, mais quem fala isso, são os primeiros as correr ( e como correm) para a secretaria após a pista para saber em que lugar ficou, são os primeiros a ir solicitar uma copia do combinado para saber quantos postos fizeram e que lugar do ranking estão, que ficam contando quantas pistas fizeram no ano e quantas medalhas deixaram de ganhar e querem a medalha o mais rápido possível, melhor no momento.
    Falar que ama o esporte todos falam, mais alguns completam a frase mentalmente, com “o importante é ganhar a qualquer preço”, mais isso não é problema do esporte é do ser humano que sempre que ganhar, nem que seja no jogo de palitos.
    Em qualquer competição sempre existirá esse espírito, só que alguns são verdadeiros e falam para todos enquanto outros se escondem atrás da máxima que esporte é diversão.
    Pergunte para os chamam de profissionais quantas medalhas eles ganharam, já fiz isso e a maioria respondeu não tenho a menor idéia, não ligo para isso, agora pergunte para os que ficam falando que o Agility is fun!, na maioria de vezes você receberá a resposta, “Ganhei x medalhas”. Falar ou escrever é fácil, o difícil e praticar.
    Quando deixei de entra em uma prova do Paulista para julgar o Grau I, uma dessas pessoas que escrevem que o Agility é pura diversão comentou no local da prova que eu era louco, pois estava jogando fora o campeonato, por se ganhasse a prova passaria a ser o primeiro do ranking, informação que eu que cuido dos rankings nem tinha percebido.
    Você lembra que quando os vencedores das etapas do Paulista ganhava a isenção para a próxima etapa e se lembra o que mais se ouvia e via no lado da pista, era vários competidores torcendo contra as demais duplas para ganhar esse premio, alguns chegavam xingar alto quando algum concorrente zerava a pista, pois acabava de perder o “GRANDE” premio que considerava seu e depois ficavam falando estava ali só para se divertir.

    Abraços

    Ernesto

    ResponderExcluir
  9. Valvalval! tava conversando com a maria agora de manhã e surgiu outra coisa interessante pra tornar o agility mais fun! O esquema de titulos que nem acontece na AKC e outras organizações do estados unidos, onde seu cão é titulado de acordo com as pistas zeradas e tals. É um ótimo sistema pois, nas palavras da Valladares, "Você não compete com ninguem além de vc mesmo" :)

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente barbaro esse video, quanto ao que é o agility, minha opinião é que é um esporte como outro qualquer, o que vai diferenciar é o objetivo de cada competidor, no caso os humanos, porque o cão quer mais é correr e se divertir.
    Muitos tem por objetivo sair do sedentarismo fazendo isso de forma não convencional e ludica e ainda de quebra ao lado do seu melhor amigo, outros procuram um meio de ganhar a vida, alguns para testarem seus limites, tem aqueles que fazem pela competição em sí, enfim, sempre haverá um motivo para a escolha da prática de um esporte, seja ele qual for, e é exatamente ai que mora o problema.
    Não importa qual o motivo, todos são válidos, pois atende as necessidades daqueles que escolheram praticá-lo, o que considero necessário é separar profissional de amadores.
    E aqui vai uma sugestão: Eu não acredito ser justo nem tão pouco ético, treinador competir no mesmo patamar que aluno, na minha opinião, é como colocar alunos de natação para competir de igual para igual com o Cielo, ou ainda colocar os corredores do Ibirapuera no mesmo pelotão dos atletas profissionais na São Silvestre,ou então já que o assunto do mes é futebol, colocar time de varzea para jogar com São Paulo, Palmeiras, Corintians, Gremio, Flamengo etc. etc. não da né??? É aquilo que eu escrevi no blog da Cãopetição, é necessario separar esportistas de
    esportivos.
    Pois é, e como dise o Sr. Ernesto, se voce perguntar ao esportista quantas medalhas ele ganhou ele não saberá responder sabe por que? esta tão acostumado a ganhar, que assume muitas vezes aquela postura de "modestia", não contabilizando seu número de vitórias,lógico que contabiliza, só não fala porque não é conveniente ao contrário do esportivo que como só ganha de vez em quando sabe exatamente o número de medalhas ou seja lá qual foi o premio que ganhou, interessante né não????
    O esportivo também gosta de ganhar,faz parte da diversão, e fica muito contente quando acontece, a diferença é que ele não tem isso como meta principal.
    Tenho outras sugestões que oportunamente pronunciarei
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu sou do lema em que pode-se competir e vencer treinando seu cão com o mesmo carinho em que brincamos com eles fora da pista! Não consigo conciliar fazer agility brigando com nossos melhores amigos! Para mim o melhor agility será quando o condutor errar e admitir que esse erro foi SEU, simplesmente SEU, e a partir daí não descontar em seus peludinhos, pois esses só querem nos agradar SEMPRE...

    ResponderExcluir
  12. Vivyane, na minha opinião, os cães NUNCA estão errados. Eles não estão nem aí se ganham, ou se perdem. Acho que eles dão importância para coisas muito mais importantes do que títulos e medalhas.
    Como o carinho, depois da prova, que o Hugo citou aí em cima.

    Eu vou começar a fazer agility com o Cookie, apenas para divertí-lo. E, se não for legal para ele, eu tô fora !

    Esse vídeo aqui, pra mim, resume o que significa diversão no Agility. O condutor e seu pastor alucinado são eliminados, o cara pula o último obstáculo e carrega o cão no colo com o maior carinho:

    http://www.youtube.com/watch?v=10FYO615PiI

    ResponderExcluir
  13. Sou uma viciada de agility, é fato. Fazer agility com meus cães é uma delícia!!! Cada um deles faz o agility de um jeito e isso é que é legal. Na verdade sei que eles gostam independente dos resultados, mas também é muito bom conseguir fazer uma pista boa, não necessariamente com medalhas que são consequência.
    Que belo vídeo!!!!!

    ResponderExcluir
  14. amei o video!!! Antes não tinha um cãozinho pra praticar, mas hoje ja estou com uma filhota canina xD to muito feliz, e ja estou começando a educar, logo mais teremos mais uma na pista!!!! Precisamos marcar pra vc conhecer a Nikita! bjs bjs bjs

    ResponderExcluir