quinta-feira, 20 de maio de 2010

Novas categorias!

Todo mundo palpitando que 5 categorias seria muito, q 4 seria pouco, q os borders iriam invadir a categoria midi e bla bla bla...

Aíííí, eu, fuçando pela internet (pra variar), encontrei uma tabela de categorias com as alturas e medidas que são usadas pela IFCS (www.IFCS.ru).

A IFCS "une federações nacionais de desportos com os cães em todos os cinco continentes. É uma organização desportiva, que atinge o mundo todo e leva a idéia de uma nação esportiva cinológica unida".

Eles tb tem um campeonato mundial e muitas nações já se uniram a eles. ;o)
(com países como ÁUstria, Austrália, Hungria, USA, Canadá, Espanha, Itália, etc)


Eu, particularmente, considerei essa tabela a mais justa.



Os minis muito pequenos, como nossa campeã Sul Americana MEG (A.K.A Meguxa, Meguinha, estopa de mecanico, passaro preto, Anu e tantos outros apelidos carinhosos dados pelo Edu Falcone. hehehe) virariam TOYS.
Os midis, muito pequenos como a Xena (a.k.a CHINA,TCHINA BEBÊ,XANA, XECA e...sem comentários...),q tem 36cm e tem q saltar 43 cm, viram mini e saltam até 40cm, os tão temidos borders de 45 cm, ficam entre eles mesmos, o standard fica quase igual e entra a categoria MAXI, para cães grandões como o meu fofo Darth Vader (a.k.a. Veiderlino, Veiderson,Esveiderson, Girafa Collie, Borderafa, Gira-gira e PQP, vai ter criativida assim lá na Bósnia!!Kkkkkkkkkkkkkkkkkk)

Antes de palpitarem no q seria muito ou pouco, em relação a número de categorias, lembrem-se q o único inconveniente seriam subir e descer a altura dos saltos, pelo menos aqui no Brasil ;o)

Bjo

Val (a.k.a. Valkiria, Valdirene, Valdisnéia, Valdelice, Val todo mundo pro inferno!)

:oP

P.S.: Meu nome é Valéria, pra quem não sabe! :o/

18 comentários:

  1. A minha opinião é que essa mudança vai interferir e muito no agility. A maior nos últimos 10 anos, acho. Apesar do Vader ser grande o Schummy, por exemplo, passaria a ser o Standard da tabela, acredito que ele, Vader e até o Bola estariam na maior das categorias. No entanto A Guíça e a Aika estariam no Midi pulando os tais 50cm.

    O regulamento FCI hoje diz que no standard os saltos podem estar entre 55 e 65cm. Porém acredito pelo que vejo nas provas que eles só pulam a 55. Já os minis pulam sempre no máximo e o mesmo ocorre no midi.

    Estaríamos beneficiando os standards?

    Belo post Val!

    ResponderExcluir
  2. Boa Val, concordo com o Fabi, os midis e minis sempre saltam a altura máxima...

    ResponderExcluir
  3. Como você bem colocou WANDERLÉIA, essa tabela parece mais justa, pois como a Xena, a Kuka, tem 36,5 cms.. Concordando com você, se já há tanto problema com a ordem das provas para mudar os percursos, como ficaríamos tendo que mudar a altura dos saltos com tantos cães de alturas diversas? É melhor ir pensando desde logo numa forma, pois ao que tudo indica essa alteração virá breve.

    ResponderExcluir
  4. Valkiria, logo logo as etapas do Brasileiro começarão na quinta-feira e terminarão no domingo...he he he!

    ResponderExcluir
  5. Não sei se a minha postagem anterior vai aparecer ou não por isso vou voltar a informar sobre este tema.
    E França por exemplo existem quatro categorias, as trÊs normais mais a de molossos.
    Aqui no Brasil os STD não saltam 55 cm
    IFCS é uma entidade autonoma da FCI e em paises como Espanha e Itália apenas pequeno grupo de decidentes das entidades cinófilas locais, se juntaram a esta entidade.
    A questão das categorias e alturas com certeza irão ser vistas por um todo e não por raças defenidas.
    O Brasil pode e deve enviar as uas opiniões sobre todas as propostas de alteração.

    Abs

    Artur Pires

    ResponderExcluir
  6. Excelentes os apelidos, Valdívia !!! Especialmente os da Xana...kkkk.

    ResponderExcluir
  7. Fabi e Luiza: obrigada pelo apoio! hehehe

    Edu: Não acho q erguer saltos pra mais 2 categorias, vai ser tão dificultoso assim. Pelo menos, na ultima prova do Paulista, eu nunca tinha visto tanta gente ajudando em pista. Mas nunca vi tanta gente atrapalhando tb! Pq será? Vc assitiu aquele filme Teoria da Conspiração?? :oP

    Artur: Aqui os STD não pulam 55cm? E pulam o q? 65 cm?
    E se Espanha e Itália participam com poucos membros na IFCS, faz diferença?? Pra gente, q ainda considera AGILITY FUN como eu, e q também gostaria de participar de uma prova internacional além de Américas e Caribe, é uma opção. Não acha? E a USDAA, a maior entidade autonoma de agility q a gente conhece e o Canadá tb estão lá. Aliás, com gente de nivel mundial, como SUSAN GARRETT. Talvez seja isso q falte pra gente. Uma entidade autonoma de agility pra nós mortais, podermos continuar nos divertindo com nossos cães, enquanto a CBA fica em paz pra se preocupar só com as "estrelas".

    DanCookie: Valdívia? Putz! Mais um pra lista! O_o Se vc achou os apelidos da Xena especiais, imagina q legal q é qdo eu entro em pista, ouvir o Edson da CãoBala Gritar com todo o poder dos pulmões dele: VAAAAII XAAANAAAAAA!!
    É simplesmente, impágavel! :oP

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a Val, a FCI não é dona do agility, então não acho certo descreditar outra entidades, por menores que sejam. Nos Eua não é só a AKC que promove agilty, existe USDAA, NADAC, CPE, a recem criada UKI e inclusive existe uma organização de agility só para cães toys, onde todos os obstáculos são miniaturas, mas não me lembro agora o nome.

    Repito as palavras da Val: "Talvez seja isso q falte pra gente. Uma entidade autonoma de agility pra nós mortais, podermos continuar nos divertindo com nossos cães, enquanto a CBA fica em paz pra se preocupar só com as "estrelas"."

    Ainda acho que incluir mais categorias torna o agility mais fun! Imagine, aquele dono de um shitzu ou um chiuaua vai poder competir de forma justa com seu cão.

    ResponderExcluir
  9. Acho que não seria nenhum bixo de 7 cabeças termos outra liga ou entidade, mesmo que seja infomal para realizar Opens, Matchs e exibições! Apenas para diversão!
    Não seria nenhum sinal de revolta ou rebelião, apenas um grupo se reunindo para se divertir, até mostraria um crescimento no esporte.
    Quanto a CBA, todos continuam participando, porém mais "profissionalmente" com rankings, seletivas, preparação para mundial, etc., etc., etc...

    ResponderExcluir
  10. Então porque não aderem a essas entidades?
    É um direito de cada um. E olhem não estou a menosprezar não , apenas quem lê o post inicial e vê Espanha e Itália pensa que é o agility desses paises o que não é verdade.
    Os cães STD aqui saltam entre 60 e 65cm dependendo da barra.

    Abs

    Artur

    ResponderExcluir
  11. Val, primeiro to me acabando de tanto rir com os apelidos...kkkkkkk, agora da Val foi demais...kkkkkkk
    Segundo: adorei essa tabela, pois o Caco (a.k.a. Caquinho, Qui, Bico, Baixinho, Moelinha, Tranqueira, Pitbull de mal ninhada, Tutico), seria mini, pois ele mede 37,5 e pra mim ele é muito pequeno pra saltar midi. Quem sabe essa tabela vem pra cá, se tornando mais coerente.
    Quanto ao Ricco (a.k.a. Bico de leite, magrela, íícco, boqueteiro(nem preciso explicar né), orelha, ri)...kkk, entra na categoria Girafacollie

    ResponderExcluir
  12. Ah! esqueci mais um do Ricco (a.k.a. grande ou grandão, depende se tiver fazendo coisa errada é grande se tiver elogiando é grandão)...kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Em relação ao mini sempre elogiei a USDAA por terem a categoria voltada para os menores, realmente aqui no Brasil sempre os minis saltam no máximo! A Meg apesar de ser bem pequena deve ter uns 25 cm ou 26 cm, salta alto, mas percebo o esforço que ela faz para impulsionar, penso que pra mim com ela seria perfeito...
    Eu não sabia dessas outras entidades, mas agora fiquei bem interessada, quero saber mais...

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Mais uma coisa.Em minha opinião deviam ser criadas mais duas classes , toy e molossos.
    De todas as propostas de alteração a que eu realmente gostei foi dos times com pelo menos duas raças diferentes.Se isso fôr aprovado ( minha aposta é sim ) fará sentido essa abertura a mais duas classes e assim trazer mais raças para o agility, de contrário podem deixar tudo na mesma que os Borders e Shelties irão ser a grande maioria, por quesrões obvias.

    ResponderExcluir
  16. AH é verdade Artur, a melhor de todas foi a exigencia de pelo menos 2 raças nos times. Não tem como negar. E acho q isso vai ser ótimo mesmo.
    Vamos torcer a favor! ;o)

    ResponderExcluir
  17. Com certeza, essa duas mudanças promoveriam uma maior diversificação de raças! Tow torcendo para que seja aprovada =D

    ResponderExcluir
  18. Eu acredito que se continuar sendo 4 pistas diárias por etapas com certeza outras raças terão menos sucessos, nem todas as raças tem a resistência e a concentração dos Border Collie, até mesmo os shelties nem todos aguentam...

    ResponderExcluir