terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PREVENINDO E TRATANDO A EXAUSTÃO POR CALOR - por Tim Shuff

Com a chegada do final de semana e das provas do Paulista, decidi traduzir esse artigo publicado na revista
DOGS IN CANADÁ, pra dar uma refrescada na nossa memória sobre o que fazer pra aliviar os nossos
"amigos peludos" do calorão que tem feito ultimamente.
Espero q gostem.

PREVENINDO E TRATANDO A EXAUSTÃO POR CALOR - por Tim Shuff

(Nikki & Vader)
Poucos são os amantes de cães conscientes dos perigos do calor como Paul Reid. O proprietário da Chocpaw Expedições vive com 364 cães de trenó em South River, Ontário. Mais de 35 anos de corridas de turismo e com cães que foram criados para funcionar em neve pesada e climas árticos, Reid viu um monte animais chegarem ao limite. Ele está sempre atento aos sinais de lesão de calor que poderia arruinar a dia de um cão na pista, o fim a sua carreira de corridas - ou mesmo sua vida.

Ao contrário dos seres humanos, os cães não podem suar muito para se refrescar. Eles podem dissipar o calor através de apenas alguns lugares, principalmente a sua língua e as vias aéreas. Então, eles estão sempre em perigo de superaquecimento, especialmente quando a evaporação fora da língua é retardada pelo clima úmido. "Depois que um cão super-aquece, você arruinou esse cão como cão de trenó", diz Reid. Além do mais, a insolação é uma experiência terrível para qualquer animal. "Eles estão prestes a desmaiar. Eles nunca mais vão fazer um esforço total, porque eles nunca esquecem. "



(Brenda & Nesto  by Fê Lesnau)

É por isso que os cães de Reid, que podem correr 2.000 milhas numa temporada, não correm no verão. Chega junho, diz ele, "Nós os deitamos e todos recebem um bronzeado". A veterinária Karol Matthews, concorda que não interessa se você é um “musher” (pessoa q dirige um trenó com uma equipe de cães) do deserto ou um proprietário de animal de estimação da cidade, é vital prevenir que seu cão atinja a fase de insolação.

                                                                  (Xena, Lunna & Vader)
Um especialista em atendimento de emergência do Ontario Veterinary College, em Guelph, Ontário, Matthews, trata cães superaquecidos todos os verões, especialmente durante o início da temporada de ondas de calor quando os cães não estão climatizadas. Matthews diz que a insolação pode permanentemente lesar o sistema de termorregulação de um cão, deixando-os mais predispostos a problemas de calor - mais uma  razão para reconhecer o super-aquecimento e pará-lo antes que progrida para insolação. Matthews compartilhou as seguintes dicas sobre como
reconhecer, prevenir e tratar lesões de calor:



PREVENÇÃO


CONHEÇA SEU CÃO: Cães reagem ao calor de diferentes maneiras. Cães de raças Braquicefálico (de nariz chato como Bullmastiffs, boxers e Bulldogs), idosos, obesos e gestantes são os mais propensos a insolação em clima quente. Cães jovens,cães ativos, especialmente raças grandes e aquelas com a pelagem grossa, são particularmente susceptíveis à hipertermia de esforço – o velho e bom superaquecimento por exercício - como os cães de trenó Reid.
Alguns cães são propensos a hipertermia maligna, uma doença que faz com que sua temperatura corporal dispare como um foguete com o exercício. Verifique com seu veterinário, sobre quaisquer dessas condições de saúde. Sempre preste atenção ao seu cão e seu humor, porque mesmo cães saudáveis podem ter dias ruins.
                                                              (Cosmo - by Dani Kowalski)


HIDRATE : Ofereça água aos primeiros sinais de aumento de respiração ofegante, e evite exercícios, se o seu cão não está bebendo água o bastante.
                                                           (Filhote - by Fabio-Recife)

INCENTIVE SEU CÃO A BEBER ÁGUA EM ANTECIPAÇÃO DE UMA LONGA CAMINHADA: Reid treina seus cães de trenó para beber um litro ou mais de água, antes de tocarem no trilho. Se, por algum motivo, um cão não está bebendo, ele toma isso como um sinal e dá ao cão o dia de folga.

(Darth Vader)

Cães pet provavelmente não vão fazer isso, mas Reid sugere que os seduzam a beber “batizando” a água com um caldo de carne.
Cães sedentos bebem de poças de água suja e podem pegar doenças transmitidas por guaxinins e gambás, por isso sempre leve água limpa para si e para seu cão.

CRONOMETRE SUAS CAMINHADAS. Reid não corre com seus cães de trenó se a temperatura estiver acima de 10 ° C (50 ° F). Você pode não precisar ser tão cauteloso assim, mas agora sabe que a alta temperatura e alta umidade em particular, são bandeiras vermelhas. Em dias quentes, exercite seu cão apenas antes do amanhecer ou depois do pôr do sol.


OBSERVE O QUE VOCÊ VESTE. Os cães não podem se livrar de camadas de pêlo. Se você estiver se se despindo e suando com uma camiseta, lembre-se que o seu amigo no casaco de peludo, provavelmente precisa de um respirador.
(Dominique)

Descanse logo. Pare o mais rapidamente aos primeiros sinais de superaquecimento – se ele estiver ofegante ou diminuído o ritmo - e aguarde até que seu cão esfrie.


PROCURE SOMBRA. Cães instintivamente, procuram sombra quando está quente. O sol sozinho pode ser suficiente para aquecer um cão, especialmente uma com uma camada de pelos grossa, escura ou qualquer das condições de saúde mencionadas acima. Descansar e caminhar na sombra, tanto quanto possível, e nunca amarrar um cão ao sol ou deixá-lo em um jardim sem sombra.

                                              (Huskies by Fabio - Recife)

MOLHE. Corredores de cães de trenó esfregam ou enterram os cães superaquecido com neve. No verão, você pode fazer o equivalente a molhar o pelo do seu cão. Leve-os para um mergulho, pulverize-os com uma mangueira de jardim, ou use um colete de esfriamento.


                                                          (Ty  by Fê Lesnau)


CUIDADO COM O CARRO. Nunca deixe seu cão em um carro ao sol. Mesmo em clima frio, a temperatura dentro do carro pode subir acima de 48 ° C (120 ° F) em 20 minutos.
(Gangue ;o) )

Não coloque o seu cão direto no carro após o exercício. Refresque, tanto o carro, quanto o seu cachorro em primeiro lugar. Molhe seu pet e então ligue o ar condicionado ou abra as janelas o suficiente para manter a temperatura moderada do carro enquanto você dirige.



Tim Shuff, vive em Toronto e é um escritor e editor de revistas de Aventura Kayak e Kayak Angler . (Matéria originalmente publicada na edição agosto 2009 da revista DOGS IN CANADA).


P.S. : Obrigada à Dani, Fê e Fabio pelas fotos lindas!! :oD




domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ou eu ou o cachorro! O_o

Tenho lido muitos protestos em blogs e até trabalhos científicos publicados, falando sobre os PREJUÍZOS de um treinamento no estilo "Encantador de Cães".
Realmente me espanta que, com a facilidade de acesso a informações e com tantas informações BOAS disponíveis, um canal como o Animal Planet, possa divulgar um programa com  métodos tão ultrapassados, como os de César Milan.

Enquanto os cientistas e estudiosos descobrem todo dia algo novo sobre os benefícios do treinamento positivo no comportamento de cães, vem um canal de "nome" facilitar e até incentivar um RETROCESSO à "idade da pedra"  no estudo do comportamento animal.

Bom, ao invés de escrever linhas e linhas falando mal do treinamento "antiquado", vou divulgar um programa
que fala e ensina o treinamento positivo para os problemas do dia a dia dos proprietários de cães.
Diferente do "Enforcador"...err... digo "Encantador de Cães", a treinadora Victoria Stiwell mostra como superar dificuldades comportamentais em cães SEM enforcar, cutucar, puxar, empurrar ou forçar seu cãozinho.



Não sei ao certo o dia e horário do programa q se chama "Ou eu ou o cachorro" (It's me or the Dog), mas assisti ele hoje, domingo, as 11:30hs no canal GNT da tv a cabo.Vcs encontram videos do programa no youtube, ela tem uma pagina na internet  http://positively.com/  e também já tem um livro traduzido e publicado no Brasil.
Eu não li o livro ainda, mas assim q ler, darei minha opinião.

;o)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Só fotos!

Desanimo total. Só postando fotos do final de semana do Carnaval.

Eles não são lindos??





domingo, 14 de fevereiro de 2010

TARGET

Aí vai um vídeo de um treininho de target q fiz em novembro.
O vídeo é meio longo, mas eu me divirto vendo a diferença de como
cada um dos 5 aprende, ou não! hahahahahaha

A Xena já tinha feito isso antes (mil anos atrás) e com a pata, por isso não exigi q fosse com o focinho.

A Sheetara tb, mas tive q começar do início de novo, então comecei com o focinho e ela fez na boa.

A Lilo...bem...vcs vão ver o nível do Q.I. da LILO. kkkkkkkkkkk

A Lunna, acho q foi a segunda vez q fez esse treino. Ela tem medo de fogos de artifício e
nesse dia, ela ouviu uns estouros há KILOMETROS de distância. Mas como ela adora
uma frescura, fez oq fez e vcs podem ver no vídeo. ABSOLUTAMENTE NADA! :o/

O Vader, foi a primeira vez q fez. Eu fico encantanda vendo ele pensando, testando, olhando
para várias direções antes de ir praquela q ele acha q foi onde recebeu o petisco.
Enfim, acho fascinante ver um cão pensando e aprendendo!!

E tem gente q acha q bater ensina alguma coisa... Pfuuuu!
Ensina sim! Ensina a evitar a surra, não a pensar e aprender!

Bom, está aí! Comentários e críticas construtivas são bem vindos.

Espero q gostem!;o)


:o*



p.s.: Como vcs podem ver, tb é um excelente treino de PACIÊNCIA pra nós, humanos! hehehehhee

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SHADOW HANDLING

Muitas vezes eu falo sobre shadow handling e a maioria das pessoas não sabe o q é.
Traduzindo ao pé da letra seria "Condução sombra". Mas é como um "siga o mestre".
Não vou ficar explicando como se faz, pq vcs vão ver o vídeo.

Eu sempre procurei um bom video de shadow handling pra mostrar pra quem me pergunta, mas
nunca tinha conseguido achar um razoável.
Aí a Luiza da Léia de Brasilia me passou esse video hoje e é por isso q estou aqui, dividindo com vcs. Obrigaadaaaa Luuuuuuuuu!!! \o//

Vou dizer pq é bom treinar shadow handling:
Pq ensina o cão a seguir as dicas de sua linguagem corporal. Eles aprendem a mudar de direção
de acordo com nossa posição de corpo e de acordo com as indicações q damos pra eles.

Muitas vezes a gente se mata de berrar SALTAAA, e o cão insiste e vai pro TUNEL.
Aí a gente vê o video e alguém diz: tá vendo? vc estava com o corpo todinho virado pro tunel.
E aí vc diz: Mas eu gritei SALTA!! Ele sabe o q é salta, deveria ter feito o salta! Me zuou de sacanagem!

Pois é! Isso é um grande erro!!!

Os cães são exímios leitores de nossas expressões corporais.
Essa é a linguagem inata deles. Já nascem fazendo isso.
Eles usam pra se comunicar entre eles e pra tentar se comunicar conosco.

Por exemplo: vc está num edificio na alemanha e ele começa a pegar fogo. Se alguém gritar FOGO, vc vai imediatamente procurar uma saída. Mas se alguém gritar FEUER, mesmo vc sabendo alemão, vai levar um tempo pra  vc entender e reagir. Dá pra entender?
Então, em situações de estresse e adrenalina, qual linguagem vc acha q é a q é imediatamente entendida por seu cão?
A verbal ou a corporal??

É claro q a corporal né!

Então treinem shadow handling para seu cão se acostumar com seus movimentos, mas principalmente pra
vc se acostumar a reagir com movimentos na hora de conduzí-lo e antes de condená-lo como sacana!

Curtam o vídeo e Boa sorte!

;o)


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SONS DA INFÂNCIA! :oP

Uma "homenagem" especial ao SAMY! :oP

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



:o*